.

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Por Que Ler os Clássicos - Ítalo Calvino

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Grande Síntese (Fazenda Mãe Natureza)


 

"Vídeo institucional de apresentação da Fazenda Mãe Natureza onde funciona, desde 2005, o Projeto Reviver, que acolhe e recupera pessoas com problemas de adicção (dependência química, dependência psicológica e os seus correlatos), envolvendo a co-dependência, a dinâmica familiar e os problemas comportamentais. A porcentagem de recuperação de dependentes químicos, em especial do crack, fica acima dos 50% -- um número bastante superior à média nacional, que não passa dos 5%. O segredo deste sucesso é o foco nos trabalhos que promovem a reconexão com a nossa essência -- demasiadamente humana, mas também divina, conforme nos revela o nosso próprio coração."

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Cartas do Pe. Raul para São Francisco de Assis


Há certos livros que nos cativam tanto a alma, com tamanha força, que nos perguntamos como é que não o escrevêramos... Não que tenhamos a pretensão de que o faríamos tal e qual fora escrito pelo autor; mas, pela forma como se estabeleceu, com tanta facilidade, um harmonioso diálogo entre o autor e nós, linha após linha, parágrafo após parágrafo, página após página... Por esta mesma forma, como que por osmose, lemos o que já fora escrito e temos a impressão de que acabáramos de lhe configurar as letras, palavras, frases... Pensamentos...
Pois bem! O livro de Pe. Raul Bonfim Borges, intitulado "Cartas para Francisco", configurou-se-me como um ótimo exemplo da empatia expressada acima e, de 'quebra', o autor nos brinda com um apêndice no qual nos revela um seu lado artístico, com desenhos de traços sensíveis: franciscanos, mas, expressivamente, fulgurantes.
Simplicidade foi a argamassa literária usada por este Sacerdote Católico Romano, que, apesar de não ser franciscano por vinculação religiosa, decerto se demonstra um simpatizante discípulo do verdadeiro significado da exortação originária dos "Maluquinhos de Deus": "Paz e Bem"!
Em toda sua extensão, o livro esboça um completo e autêntico despojamento de algum rasgo de pretensão em querer se demonstrar maior do que um simples Servo do Senhor, em pleno festejar do significativo e louvável Jubileu de Ouro Sacerdotal; evento que, por si só, carregaria um enorme peso eclesiástico que, apesar do abraço fraterno externado por um excelente exemplo de ser Padre que nos brinda com uma obra que sela uma caminhada pastoral, poderia tornar um tanto distante a confraternização entre nós, leigos, e um digno representante de Cristo em nosso meio terreno.
São, no entanto, cartas simples... Por outro lado, tenho a impressão de serem pequeninos aviõezinhos de papel, portadores de verdadeiras Mensagens de Luz, com destino à Eternidade que se espreita em uma Assis que nunca há de morrer nos corações daqueles que se inspiram com as luminosas lições de amor vivenciadas pelos Menores dos Menores, sob o comando daquele que abdicou do posto principal na Ordem que havia criado, como forma de praticar radicalmente a mensagem transmitida e, principalmente, vivida numa Idade Média cheia de tenebrosas contradições teologais e causticantes repercussões diante de equivocadas apologias evangélicas consubstanciadas em horripilantes cruzadas de paradoxais arrogantes caridades e tempestuosos rompantes de exortação à Fé Verdadeira, por vias escusas e, sabidamente, intolerantes...
São relatos mínimos de fatos e ocorrências corriqueiros de um bom Pastor inserido em comunidades simplíssimas, mas capazes de demonstrar o quanto pode ser realizado, uma vez que o Espírito sopre onde queira, quando queira e como queira... E, em meio aos relatos pessoais do autor, o leitor é, sutilmente, levado a conhecer a linda história do Santo de Assis e de todos os que com ele compartilharam aquela bela aura crística de manifestação da Divindade mergulhada em nossa paupérrima e sofredora Humanidade.
Ah! O livro está à venda nas Secretarias das Paróquias de Nossa Senhora do Bom Parto e Santo Antonio e Almas de Itabaiana "GRANDE"/SE.
Boa Leitura a todos!

Jorge Pi