.

domingo, 19 de junho de 2011

Hino a Itabaiana


       O que trago aqui nesta postagem, apesar de não ser um material profissional, tem um valor, se não de natureza histórica, ao menos, de ordem pessoal, que, de qualquer forma, gostaria de compartilhar com todos.
A história não é formada apenas pelos heróis e vencedores, mas, também, por aqueles que contribuem ou contribuíram com o sucesso alheio, em detrimento mesmo do que, às vezes, pareça ao julgamento apressado e desatento dos críticos severos que ignoram os insuspeitos e inusitados desdobramentos, bem como as diversas e variadas perspectivas, atrelados a um pequeno fato histórico que teima em se fazer perene no âmbito dos meandros e reentrâncias da memória de quem o vivenciou.
Trata-se de minha participação no Concurso do Hino do Centenário de Itabaiana, nos idos de 1988, com a defesa do Hino a Itabaiana (de minha autoria), sob minha própria e “corajosa” interpretação vocal (ou anti-interpretação!!! - rsrsrsr), tendo sido acompanhado, ao violão, por meu grande amigo Ivan Andrade (In Memorian), filho de D. Terezinha e de Sr. Raimundo (In Memorian), neto do Sr. Joãozinho Retratista (In Memorian), além de contar também com a ajuda do Coral do Grupo de Jovens da Igreja de Santo Antonio e Almas de Itabaiana, à época.
Ora, mesmo tendo, inicialmente, pensado em convidar a, então, jovem e já brilhante artista Amorosa para defender a minha música, decidi eu mesmo defendê-la, apesar de minhas gritantes limitações vocais, muito em razão de certa dose de acanhamento juvenil para chamá-la, mas também devido ao fato de que o próprio edital do concurso garantia que o julgamento não seria pela “qualidade da interpretação” e, sim, pela “composição em si”.
No entanto, este foi com certeza um grande erro, pois, assim que subimos no palco, eu - tremendo feito vara verde!  (rsrsrsrs) -, ao ouvir Ivan iniciando a afinação das cordas do seu violão, entrei em pânico e deduzi, equivocadamente, que já deveria começar a cantar e acabei atrapalhando tudo (rsrsrsrs).
Estupefatos, Ivan e o pessoal do coral tiveram que me socorrer às pressas, como quem se esforça tresloucadamente para pungar num ônibus cujo motorista, desembestado, dera o arranque louco e prematuro, por pura imperícia e a mais completa enfobação (rsrsrsr).           
Não, que, necessariamente, tenha sido essa a razão de meu insucesso no concurso, mas o fato é que, dos três participantes concorrentes naquela apresentação final, a primeira colocação ficou para o hino composto pelo Saudoso Dr. Uéliton (com a sua interpretação integrando o Grupo Asa Branca, no qual, a própria Amorosa abrilhantou com a sua presença) e, a segunda, para o hino de Luiz (componente da dupla “Luiz e Melcíades”, que costumava abrilhantar os barzinhos de então, como o “Le Romantique”, o “Tic Toc”, a “Lanchoteca”). Assim foi que, infelizmente, eu e meus desventurosos companheirinhos musicais fomos “premiados” com uma inapelável Medalha de Bronze (rsrsrsrs)!!!
Então, vejam o meu “projeto de vídeo” (na barra de vídeo abaixo)   no qual tomei a liberdade de utilizar as fotos do Grupo Itabaiana Grande, no Faceboock (http://www.facebook.com/home.php?sk=group_205271909509842&ap=1), e exercitem a paciência e a caridade para me ouvir cantarolando mais uma vez (e, ora, sem o estresse de outrora) o meu “Hino a Itabaiana” (numa gravação atual, porém, utilizando apenas um simplório “mp3”; gravação na qual, infelizmente, não pude contar com o belo som do violão de finado Ivan, além das amigas vozes do referido coral).

P.S.: por se tratar de uma mostragem a quem aprecia a cultura (no sentido de cultivo e de expressão da criatividade) e, levando em conta que me apresento, aqui, apenas como compositor, se desejarem podem colocar algodão nos ouvidos ou mesmo caírem na gargalhada, no que concerne ao “atabalhoado cantor”, pois garanto não vir a me chatear (rsrsrsrs).
  

Obs.: música e letra registradas no Escritório de Direitos Autorais – EDA/BN/RJ

Sob Título:
"GERMINAR" E OUTRAS - 69 (SESSENTA E NOVE) COMPOSIÇÕES (...)
Autor:
JORGE LUIZ PINHEIRO SOUZA – Jorge Pi
Registro:
505244, em 24/08/2010
Obra Publicada:
Não

#Todos os Direitos Reservados#


Em tempo, vejam outras obras minhas registradas também na Biblioteca Nacional:


HINO A ITABAIANA

                                                (Jorge Pi)

Ser, só ser! Existir! Labutar, pelejar, viver!

Altiva Itabaiana, secular cidade,
Do solo sergipano, coração e teto,
Lança a tua bênção pra nascer Felicidade
No seio do teu povo que te faz tão Forte!

Salve, Itabaiana!
Salve, linda terra!
Nossa vida, nosso berço,
Nossa casa-mãe!
                                                                                REFRÃO
Salve, linda serra,
Cimo desta terra!
Guardiã do céu azul
Da pátria-mãe-gentil!

A cada geração, teus filhos te proclamam
A mais querida terra que no mundo existe.
Lança a tua bênção pra nascer Felicidade
No seio do teu povo que te faz tão Forte!

            REFRÃO                                                  

Em toda a tua história, filhos tens, ilustres,
Do mais humilde lar ao bem mais refinado!
Lança a tua bênção pra nascer Felicidade
No seio do teu povo que te faz tão Forte!

            REFRÃO                                                  

Altiva Velha Loba, secular morada,
Do sol do nosso ser, tão terna mão-guarida,
Lança a tua bênção pra nascer Felicidade
No seio do teu povo que te faz tão Forte!

            REFRÃO                                                  

Ser, só ser! Existir! Labutar, pelejar, viver!

Nenhum comentário: